Que tal fazer parte do nosso time de talentos? Junte-se a nós

Punção de Tireóide

O que é?

A punção de tireoide é o exame que determina se um nódulo de tireoide é benigno ou maligno, informação que determina se deve seguir com o tratamento.

Os nódulos de tireoide que são pequenos e benignos não necessitam de tratamento, mas em caso de nódulos grandes mesmo que benignos pode ser necessária a cirurgia para sua retirada, e no caso de nódulo maligno deve-se sempre retirar a tireoide, porque ele representa um câncer.

Banner_Procedimentos_Puncao_da_tireoide1

Atendimento Especial

Disponibilidade dos médicos para urgências, encaixes e para tirar dúvidas dos pacientes e médicos solicitantes.
01. Quando é necessário fazer esse procedimento?
O médico solicita esse procedimento quando o exame de ultrassom mostra nódulo na tireoide com mais de 0,5 cm e menos de 1 cm havendo suspeita de que possa ser maligno; quando existe um parente de 1º grau com câncer de tireoide; quando a pessoa teve exposta à radiação na infância ou adolescência; nódulo com aparente invasão fora da tireoide; e em caso de linfonodo suspeito durante a ultrassonografia.
02. É um procedimento dolorido?
Dói um pouco mas é uma dor suportável, e a pessoa sai do exame apenas com um band-aid cobrindo o local da punção.
03. Para realização desse exame é necessário anestesia?
Não é possível realizar este exame sob anestesia, porque a única anestesia que seria eficaz, é a anestesia geral, dos quais os riscos não justificam sua realização durante a realização deste exame.
04. É comum ter o nódulo de tireoide?
Pelo menos, 60% das pessoas têm um nódulo na tireoide e menos de 5% deles são malignos. Ou seja, a grande maioria dos casos não é câncer.

Agende seu Horário