Que tal fazer parte do nosso time de talentos? Junte-se a nós

Biópsia de Mama

O que é?

Biópsia é a remoção de uma pequena quantidade de tecido para avaliação anatomopatológica da presença (ou não) de câncer. A amostra removida durante a biópsia é analisada por um patologista, médico especializado na interpretação de exames laboratoriais e avaliação de células, tecidos e órgãos para diagnosticar a doença.

A paciente é encaminhada ao mastologista antes de uma solicitação de biópsia e em outros locais um generalista da rede básica de saúde é quem faz essa solicitação. Para uma boa indicação é preciso conhecer diversos aspectos como: tipo de lesão, características da paciente e formas de realizar colheita tecidual e de guiar essa colheita.

Banner_Procedimentos_Biopsia_de_mama

Atendimento Especial

Disponibilidade dos médicos para urgências, encaixes e para tirar dúvidas dos pacientes e médicos solicitantes.
01. Qual tipo de biopsia de mama é indicada para cada paciente?
Existem vários tipos de biópsias, como biópsia de aspiração por agulha fina, biópsia por agulha grossa e biópsia cirúrgica, cada uma com seus prós e contras. A escolha do tipo de biópsia depende da sua situação específica. Alguns dos fatores que o médico irá considerar incluem tipo de lesão, tamanho, localização, quantidade de tumores e outros problemas clínicos e preferências pessoais da paciente.
02. Como interpretar esse exame?
Os laudos do exame anatomopatológico, decorrente das biópsias, podem variar de paciente para paciente, pois não são todos que precisam realizar todos os testes disponíveis e tudo vai depender da necessidade que o médico identificar. Por exemplo, pode ser que o médico peça uma análise imunoistoquímica, para examinar as proteínas das células do câncer ou uma análise genética mais específica, em casos selecionados.

Agende seu Horário