Que tal fazer parte do nosso time de talentos? Junte-se a nós

Blog

Sem categoria

Nódulo na Tireoide: O que significa, sintomas e tipos

Nódulo na Tireoide: O que significa, sintomas e tipos

Um caroço no pescoço pode indicar um nódulo da tireoide, uma situação que normalmente é benigna e que não precisa de qualquer tratamento, embora tenha que ser sempre avaliada por um endocrinologista ou médico cirurgião de cabeça e pescoço, porque embora não seja muito comum, pode ser câncer.

Os nódulos, normalmente, são benignos e surgem com o avanço da idade e, por isso, é raro o surgimento de câncer. No entanto, é recomendado consultar um endocrinologista para confirmar se o nódulo é benigno ou maligno através de exames como a ultrassonografia com biópsia e exames de sangue, solicitados pelo médico.

SINTOMAS DE NÓDULO NA TIREOIDE

A maioria dos nódulos na tireoide não provoca qualquer tipo de sintoma, sendo identificados através da presença de um ‘caroço’ no pescoço.

No entanto, em alguns casos, os nódulos tireoidianos podem gerar sintomas como:

  • Dor na garganta;
  • Inchaço do pescoço;
  • Dificuldade para respirar ou engolir;
  • Perda de peso sem causa aparente;
  • Tremores e nervosismo;
  • Rouquidão ou perda da voz.

Quando existe suspeita de presença de nódulo tireoidiano é recomendado consultar um clínico geral ou um endocrinologista para fazer exames.

QUE EXAMES FAZER

O médico pode encontrar o nódulo palpando a região do pescoço e então solicitar um exame de sangue que mede a quantidade de TSH, T3 e T4, anti-TPO, tireoglobulina e uma ultrassonografia com doppler e biópsia para verificar o tamanho, o número, a consistência, definir o tipo de nódulo e recolher uma amostra de tecido (biópsia) que deve ser avaliada num laboratório para saber se o nódulo é benigno ou maligno. Saiba os exames que avaliam a tireoide.

SINAIS DE QUE O NÓDULO PODE SER CÂNCER

Alguns sinais que podem indicar que o nódulo pode ser maligno e que se trata de um câncer são quando:

  • Nódulo duro com crescimento rápido:
  • Idade inferior a 20 ou superior a 60 anos;
  • O nódulo tem bordas irregulares;
  • Há alterações na voz como rouquidão ou paralisia das cordas vocais;
  • Outros casos de câncer de tireoide na família;
  • A pessoa já fez radioterapia na região da cabeça e pescoço.

Há estudos que indicam que a maior quantidade de TSH indica que o nódulo pode ser maligno, no entanto muitas pessoas diagnosticadas com câncer de tireoide nunca apresentaram alterações nos exames de sangue, nem na biópsia, descobrindo apenas depois da análise feita depois de retirar o nódulo.

Quando o indivíduo apresenta apenas 1 nódulo com até 1 cm de diâmetro, desde que não seja maligno, o médico poderá não indicar nenhum tipo de tratamento, indicando apenas a realização de uma ultrassonografia da tireoide e exames de sangue anuais.

TIPOS DE NÓDULO DA TIREOIDE

Ao identificar um nódulo na tireoide deve-se avaliar a sua classificação através da ultrassonografia com Doppler para determinar se este é benigno, maligno e que medidas terapêuticas adotar. A classificação pode ser feita:

De acordo com Lagalla e cols De acordo com Chammas e cols
Tipo I: Ausência de vascularização Padrão I: Ausência de vascularização
Tipo II: Vascularização perinodular Padrão II: Apenas vascularização periférica
Tipo III: Vascularização peri e intranodular Padrão III: Vascularização periférica maior ou igual à central
Padrão IV: Vascularização central maior que a periférica
Padrão V: Apenas vascularização central

O endocrinologista também pode classificar o nódulo tireoidiano como sendo:

  • Hipoecogênico: massa menos densa que o osso e que, por isso, o nódulo pode estar preenchida por líquido ou ar;
  • Isoecogênico: massa sólida com mesma densidade que o osso e que, normalmente, tem forma circular;
  • Hiperecogênico: massa com maior densidade que o osso, podendo indicar um nódulo tireoidiano com calcificação.

Os nódulos com vascularização central tem maiores chances de serem tumores malignos.

COMO TRATAR O NÓDULO DA TIREOIDE

O tratamento apenas é utilizado quando a pessoa apresenta sintomas, quando existe risco de câncer na tireoide ou quando o nódulo tem mais de 1 cm. Os tratamentos mais utilizados incluem:

  • Cirurgia: é utilizada especialmente para nódulos com mais de 3 cm e nos casos de nódulo maligno para retirar todas as células de câncer, mas também pode ser usado para tratar nódulos benignos quando provocam dificuldade para respirar ou engolir, por serem muito grandes. Saiba tudo sobre a cirurgia para retirado do nódulo da tireoide.
  • Remédios com Levotiroxina, como Synthroid ou Levoid: evita a produção de TSH, o hormônio que provoca crescimento do tecido tireoidiano, sendo muito utilizado nos casos de nódulo benigno que está aumentando de tamanho.

Após o tratamento com cirurgia, pode ser necessário fazer reposição hormonal assim como fazer consultas regulares, pelo menos 2 vezes por ano, no endocrinologista ou cirurgião de cabeça e pescoço.

Veja como prevenir e tratar problemas da tireoide no vídeo a seguir:

QUAIS SÃO AS CAUSAS DO NÓDULO NA TIREOIDE

As causas ainda não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que as mulheres são as mais afetadas e que as que possuem outras pessoas na família com nódulo tireoidiano tem mais chances de desenvolver nódulos como este.

COMO O NÓDULO NA TIREOIDE AFETA A GRAVIDEZ

A mulher que tem um nódulo nesta glândula não tem mais dificuldade para engravidar que as outras. No entanto, a presença de um nódulo na tireoide durante a gravidez pode provocar alterações na produção de hormônios e, caso isso aconteça, a gestante deve tomar remédios que ajudam a regular o funcionamento da tireoide, prevenindo que o bebê nasça com atraso de desenvolvimento físico ou mental, por exemplo.

Depoimentos

Atendimento eficiente com profissionais qualificados, funcionários atenciosos, clínica limpa e organizada, agilidade na entrega de resultados.

Thaís Pereira
Thaís Pereira

A melhor clínica de Sobradinho. Desde o atendimento por telefone até a consulta ou exame somos muito bem atendidos. Parabéns a equipe toda equipe!

Queila Neri
Queila Neri

Eco Saúde e uma clínica onde veio ao nosso meio para somar, profissionais de alta competência, fora o amor ao próximo que e inexplicável… Exames de alta qualidade ????????????

Henrique Pires
Henrique Pires

Ótimo atendimento, profissionais qualificados, ambiente agradável equipamentos modernos e entrega de resultados com rapidez. Super recomendo!

Maria Elane Pereira
Maria Elane Pereira

Clínica bem organizada com um ótimo atendimento, sempre que precisei de atendimento consegui. Ótima equipe.

Henrique Silva
Henrique Silva